domingo, 28 de março de 2010

PREGUIÇA: Aversão ao trabalho; negligência, indolência, ociosidade, inatividade.

O PREGUIÇOSO ENVERGONHA OS PAIS
AS MÃOS PREGUIÇOSAS EMPOBRECEM O HOMEM, PORÉM AS MÃOS DILIGENTES LHE TRAZEM RIQUEZA. - AQUELE QUE FAZ A COLHEITA NO VERÃO É FILHO SENSATO, MAS AQUELE QUE DORME DURANTE A CEIFA É FILHO QUE CAUSA VERGONHA.
Provérbios 10. 4,5 (nvi)

O filho sábio, que alegra a seu pai e a sua mãe (vs.1), terá, entre as suas boas características, a diligência no trabalho, de modo que possa sustentar a si mesmo, e não precise depender de seus pais. Ele terá seu próprio lar; sua própria família; seu próprio trabalho; seu próprio salário. Metafórica ou literalmente, ele colherá a sua própria colheita, tendo trabalhado arduamente durante a primavera e o verão em sua plantação. Ou talvez seja um agricultor, mas aja como fazendeiro diligente.

O PREGUIÇOSO É IRRITANTE
COMO VINAGRE PARA OS DENTES, COMO FUMAÇA PARA OS OLHOS, ASSIM É O PREGUIÇOSO PARA AQUELES QUE O MANDAM.
Provérbios 10. 26

Cada dia tem 24 horas repletas de oportunidades para crescer, servir e ser produtivo. Ainda assim é muito fácil desperdiçar tempo, deixando a vida escapar de nós. Rejeite a preguiça, a ociosidade e fique longe de alguém que desperdiça as horas designadas para o trabalho. Veja o tempo como um presente de Deus, e aproveite suas oportunidades para viver diligentemente para Ele.

O PREGUIÇOSO E SUAS DESCULPAS
O PREGUIÇOSO DIZ: “HÁ UM LEÃO LÁ FORA!” “SEREI MORTO NA RUA!”
Provérbios 22.13
Este provérbio contem a maior desculpa “e se...” de todos os tempos. “Se eu sair, talvez encontre um leão na rua e seja morto por ele!”. Que probabilidade haveria de alguém encontrar um leão nas ruas de uma cidade antiga? Praticamente nenhuma. Seria o mesmo que ser atropelado por um elefante nas ruas de alguma cidade hoje
- possível, mas bastante improvável. Até mesmo a distante possibilidade é tudo que o preguiçoso precisa como desculpa para evitar qualquer trabalho.
Você às vezes é tentado a usar a possibilidade do perigo como desculpa para a preguiça? Em caso positivo, o que Deus desejaria que você fizesse em vez disso?

O PREGUIÇOSO É DESPERDIÇADOR
O PREGUIÇOSO NÃO ASSARÁ A SUA CAÇA, MAS O BEM PRECIOSO DO HOMEM É SER DILIGENTE.
Provérbios 12. 27

O diligente faz um sábio uso de seus recursos materiais e de seus dons; o preguiçoso os despreza. O desperdício se tornou um estilo de vida para muitos que vivem em uma terra abundante. Não seja escravo do comodismo e não despreze o que tem. Faça bom uso e valorize tudo aquilo que Deus lhe deu!

O PREGUIÇOSO É ATRIBULADO
O CAMINHO DO PREGUIÇOSO É CHEIO DE ESPINHOS, MAS O CAMINHO DO JUSTO É UMA ESTRADA PLANA.
Provérbios 15. 19

O homem preguiçoso permite que os espinhos cubram o seu caminho e, assim, sente-se constantemente vexado por eles. Mas ele é por demais preguiçoso para limpar o caminho dos espinhos.

Esse versículo, além de ter a vereda do homem preguiçoso coberta de espinhos, também a apresenta como cheia de covas e armadilhas. O homem cultiva esse tipo de vida por sua inação e em breve se vê avassalado por tribulações, obstáculos e ansiedades, tudo auto-infligido.

O PREGUIÇOSO MENDIGARÁ
O PREGUIÇOSO NÃO LAVRARÁ POR CAUSA DO INVERNO, PELO QUE MENDIGARÁ NA SEGA E NADA RECEBERÁ.
Provérbios 20. 4


Você já deve ter ouvido advertências semelhantes a essas. Se não estudar, será reprovado no teste; se não economizar, não terá dinheiro quando precisar. Deus quer que fiquemos precavidos contra as necessidades futuras, a fim de que possamos evitá-las. Não podemos esperar que o Senhor nos resgate quando causamos nossos problemas por falta de planejamento e ação. Ele nos ajuda, mas também espera que sejamos responsáveis. (beap)

O PREGUIÇOSO MORRE DESEJANDO
O DESEJO DO PREGUIÇOSO O MATA, PORQUE AS SUAS MÃOS RECUSAM-SE A TRABALHAR.
Provérbios 21. 25

O desejo avassalador do homem preguiçoso, que quer descanso e lazer e só deseja o caminho fácil de saída, para evitar o trabalho, finalmente o matará; por causa de sua imensa inércia, ele deixará até de comer, para, finalmente desaparecer. Vários filósofos estóicos antigos, para mostrar quão desinteressados (apáticos) se sentiam a respeito da vida, simplesmente paravam de comer e deixavam a natureza tomar o seu curso. Assim sendo, um preguiçoso apático pode seguir o caminho do suicídio.


CONCLUSÃO:
A preguiça consiste na indisposição para fazer qualquer esforço, na indolência, no ócio. A pessoa preguiçosa é um dos casos humanos mais lamentáveis que existem. Ela não se deixa inspirar por qualquer idéia; ameaças de nada adiantam para torná-la ativa. O preguiçoso não se envolve em qualquer ocupação, e olvida-se de qualquer propósito na vida. Com freqüência, o preguiçoso é apenas um parasita que pensa que outros precisam sustentá-lo. Ele se queixa quando suas acomodações não são de primeira classe, e critica a outros de egoísta quando não é servido como pensa que deveria. Quando algum trabalho precisa ser feito, ele se ausenta naquele dia. Mas, quando há qualquer festa e há alimentos gostosos em abundância, o preguiçoso está sempre presente.

Algumas pessoas preguiçosas são forçadas a trabalhar, ou pela simples pressão social, ou, então, por grave necessidade econômica. O indivíduo preguiçoso chega tarde ao trabalho; sai cedo de seu emprego; faz longas interrupções somente para tomar o cafezinho; entrega-se muito à maledicência; goza os feriados um dia antes e um dia depois dos mesmos, acaba adoecendo de tanto comer, mas fica bom miraculosamente, quando alguém fala em levá-lo a passeio; pensa que a terra é um lugar de lazer e prazer; pensa que o céu é um lugar fácil de ser obtido, porque sempre poderá aplicar o seu famoso “jeitinho”.

O indivíduo preguiçoso nem se inspira por nada e nem inspira a outros. Paulo mostrava-se definidamente avesso à preguiça. Disse ele: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma” (2 Tes. 3.10).

Nenhum comentário: