terça-feira, 2 de março de 2010

Quatro ações da Muher Cananéia

QUATRO AÇOES DA MULHER CANANEIA

MT. 15. 21-28

21 ¶ E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.
22 E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
23 Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
24 E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
25 Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
26 Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
27 E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
28 Então respondeu Jesus, e disse-lhe: O mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.


Algumas considerações antes de entrarmos no contexto: a) A mulher era de origem siro-fenícia – território de sua procedência: noroeste da Galiléia, onde estavam as cidades de Tiro e Sidon.
b) Mateus a designa por Cananéia, que indica diversos povos distintos como: os amorreus, heteus, girgaseus, cananeus, perezeus, heveus e os jebuseus. No sentido mais apropriado, esse nome é aplicado a uma só tribo, àquela que habitava à beira-mar e pela ribeira do Jordão. Os cananeus tinham por objetos de adoração Baal e Astarote. Tudo isso para indicar sua condição de gentia.
c) Os discípulos pediram a Jesus que se livrasse da mulher Cananéia, eles não demonstraram qualquer compaixão ou sensibilidade diante das necessidades dela. É possível alguém se torne tão ocupado com os assuntos espirituais a ponto de ignorar a pobreza e a miséria que o rodeia. Isso pode acontecer especialmente se tivermos algum preconceito contra os necessitados ou se estes nos incomodarem.
d) A palavra “ cahorrinho” era o termo que os judeus usavam para se referir aos gentios, porque consideravam o povo pagão não valia mais que esse animal, quando se tratava de receber a benção de Deus.

Vejamos alguns aspectos que devemos nos espelhar na mulher Cananéia:


1ª- Determinação
a) Levou os seus problemas a Jesus, Mt. 15.22 (clamou dizendo: Senhor, filho de Davi tem misericórdia de mim...)

b) Ela o conhecia - Aquela mulher estava convicta de que aquele Jesus de quem ouvira falar em suas terras era diferente do deus a qual seu povo adorava. Não apenas um Jesus que operava milagres no estereótipos, mas sim um que podia tirar o pecado pela raiz . em Jo. 14 . 14 (Se pedirdes alguma coisa em meu nome eu farei)

2ª- Esperança
a) Mt. 15.25 ( ..e adorou dizendo: Senhor socorre-me)
3ª Humildade
Mt15:26 -
Mt. 15.27 (Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores).
a) Aceita a repreensão e não fica indignada ; ( a mulher não discutiu quanto ou não a ter o valor de um cão. Concordou em ser comparada a um cachorrinho, desde que sua filha pudesse receber a benção de Deus.)
b) Recebe a palavra de Deus com mansidão

4ª- Perseverança
"Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos"
Ela responde: Sim Senhor, mas também os cachorrinhos comem de suas migalhas que caem da mesa de seus senhores.
Que resposta sábia! Que fé!
Jesus então responde: "Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas" (Mateus 15:28).
Muitas vezes, eu fico pensando: "Por que Jesus deu a esta pobre mulher uma resposta tão dura?"
O que Jesus quis falar com isso? Jesus estava apenas explicando seu propósito, que era resgatar e religar o povo de Israel ao seu verdadeiro Deus. O propósito de Deus ao criar o homem era se relacionar com ele. E esse homem conseguiu ao longo dos séculos desvincular-se do seu Criador. O primeiro homem , tinha relacionamento direto com seu Criador. Em Gn 3:8 - na viração do dia o Espírito de Deus, vinha falar com o homem. Muitos são os doentes da alma, doentes físicos, doentes espirituais e emocionais, podemos estar levando a nossa oração e a palavra de evangelização a fim de explicar-lhes a razão de sua esperança de que a vida é muito melhor com Jesus. Para isso basta tão somente aceita-lo como dirigente em todas as áreas de nossas vidas. Que o Senhor não seja apenas parte em nossas vidas, mas Senhor de nosso tempo e de nossos planos.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito.bom o comentário dessa passagem