terça-feira, 2 de março de 2010

Neemias 1:4

Neemias 1:4

E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.

A História de Neemias , resumindo ele estava preso na fortaleza de Susã sob o domínio do rei Artaxerxes, servindo a este rei e seus irmãos em Jerusalém que se encontrava destruída, e os que ficaram no cativeiro, lá na província estavam em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.

E nós vamos ver através da vida de Neemias a receita para uma vida vitoriosa. Algumas considerações iniciais, na vida de Neemias:
1) Fique certo de que todo mundo tem problemas, o rico, o pobre, o patrão, o empregado, todo mundo tem problemas. Jesus fala no capitulo de João 16:33: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

2) Por maior que seja o meu problema, tem sempre alguém maior que o meu problema. Neemias tinha problema, claro, estava preso mais comia do bom e do melhor na cozinha do rei, enquanto, seus irmãos em Jerusalém passavam fome.

3) Mesmo eu tendo problema, posso ser usado para resolver o problema de alguém. O mundo diria: Cada um com seus problemas e se vire e Deus por todos. Na bíblia um povo que tinha um problemão, mas ajudou outro povo.
2 Coríntios 8
1 ¶ Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da macedônia;
2 Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.
3 Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.

O que Paulo esta dizendo neste texto que os crentes pobres e em tribulação da macedônia estavam ajudando aos crentes mais pobres da Judéia.
Mesmo que você tenha um grande problema Deus poderá usar você e eu para ajudarmos alguém.
A bíblia menciona outra passagem 2Co1:3 – 4 : Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a mesma consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
Deus nos ajuda em nossa tribulação para que possamos ajudar alguém que estiver em tribulação.
4) Para que isso aconteça, temos que parar de sermos egocêntrico, para de olhar para nós mesmos e levantar os nossos olhos, quando a gente faz isso, percebemos que tem alguém com maiores dificuldades que as nossas e passamos a nos dispor a querer ajudar e isso é o principio do evangelho.
O apóstolo fala em 1Co10:24 - Ninguém busque o proveito próprio; (não busque o seu próprio interesse, mas o que é de outrem) antes cada um o que é de outrem.
Nós somos Cristocêntricos e não egocêntricos.

5) Que quando eu começo a ajudar o outro, mesmo tendo problema, o meu problema começa a ser resolvido. A lei da semeadura tem dois ingredientes interessantes:
1) Semear é opcional, eu semeio como eu quero ou não semeio, eu semeio conforme a minha fé, mas a colheita é obrigatória. Quando eu começo ajudar o outro, aquele necessitado, tenha certeza que vou colher. Em Gálatas 6:9 -10 - E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.
Ne 1:4 - E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
Aprendo com Neemias que ele é humano, cuidado para não pensar que é anjo, um ser espiritual. Qual a reação quando algo de negativo acontece, choramos. Temos que vivenciar o problema, não achemos que somos tão espirituais que os problemas e as feridas não atingem.
Temos que tomar atitudes e pedir uma direção com Jejum e Oração perante a Deus, como foi com Neemias.
O segredo da oração de Neemias:
E disse: Ah! SENHOR Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos; ( reconhecer a soberania de Deus)
Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado. (confiança)
De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo. ( confissão e reconhecimento para Deus), Confessar a sua trangressão
Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos.

E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.( ora com a palavra de Deus) ex: A tua palavra diz.

Jeremias 1:12 - E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra cumpri-la. ( Deus é fiel para cumprir a sua palavra)


Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.

Nenhum comentário: